Como investir para o futuro sem abrir mão dos seus objetivos de curto prazo

Ah, que sonho, não é? Se aposentar com segurança, sem depender do INSS e, mesmo investindo para isso, ainda conseguir fazer aquela viagem que tanto quer no próximo ano. 

Muita gente se atrapalha um pouco quando precisa investir para mais de uma meta e não consegue diversificar a carteira de forma estratégica. Mas hoje, nosso time levantou da cama mais cedo só para vir aqui te dizer que É POSSÍVEL. 

E não vamos parar no discurso não, vamos te ensinar COMO investir para o seu futuro, conquistando seus objetivos sem deixar o curto e médio prazo de lado.

Já pode preparar a mala para a viagem no tempo, porque vamos passar pelo presente e futuro juntos!

#1 Como planejar todas as suas metas

Agora chegou o momento de ter aquela conversa consigo mesmo e pensar em quais são os seus desejos, independentemente do tamanho e dos prazos que você imagina que eles possam ter. 

E para firmar de vez esse compromisso, sua primeira tarefa será colocar eles em um papel. Procure um caderno e escreva suas metas, de próprio punho. 

——————————————————–

(Parênteses para um momento cultural: você sabia que, quando escrevemos nossos objetivos em um papel e os mantemos acessíveis, nosso cérebro entende que estamos firmando um compromisso e se engaja mais para cumprir? Fica aqui a dica de comportamento – e de leitura, caso você se interesse pelo assunto: “As Armas da Persuasão”, livro de Robert Cialdini, aborda essa e mais técnicas) 😉

——————————————————–

Listou todos eles? 

Então, bora para o passo a passo.

1) Transforme os desejos em metas smart

Seus desejos precisam ganhar forma e, para isso, vamos usar uma técnica especial: a meta smart. 

Esse tipo de meta tem as seguintes características: é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. 

Isso é importante para que você não perca seu objetivo de foco, consiga medir seu sucesso (e corrigir rotas quando necessário) e determinar o que, de fato, deve estar na lista que você fez acima. 

Para criar a sua meta Smart, confira esse guia que preparamos com o passo a passo (e com uma tabela para te ajudar a preencher).


Agora, a pergunta que não quer calar: será que você deve fazer isso para TODOS os desejos que listou?

Não necessariamente!

Se a sua lista final estiver muito longa, você vai precisar fazer escolhas: pense em seu orçamento familiar e entenda o que cabe ali. Priorize! 

DICA DE OURO:

🌟Já que você preparou uma lista de desejos, aproveite para colocá-los em ordem de prioridade. Isso pode ajudar a perceber que alguns desses objetivos são menos relevantes e dar espaço para os demais sonhos crescerem mais rápido. 

2) Coloque em seu orçamento

Se você já transformou suas metas em smart, certamente já fez os cálculos para saber quanto cada uma delas custará e o que precisará ter investido para alcançá-las. 

Agora vamos voltar a nossa planilha de orçamento familiar e encaixar essas metas dentro dos 30% brutos de seu rendimento mensal.  

DICA DE OURO:

🌟Divida esses 30% dentro de sua prioridade. Um caminho pode ser reservar 15% dos seus rendimentos brutos para as metas de curto e médio prazo e 15% para as metas de longo prazo.
Essa divisão dependerá da sua lista de objetivos e de seu momento de vida. 

#2 Todas as metas, em todo lugar, ao mesmo tempo

É quase nome de ganhador de Oscar e merece o título porque trabalhar com mais de uma meta, simultaneamente, requer disciplina e foco. 

Mas a metodologia é MUITO simples. Vamos criar uma (que rufem os tambores 🥁🥁🥁) LINHA DO TEMPO. 

Como usar a linha do tempo

Com a tabela preenchida, você terá a visão de todos os investimentos que precisa planejar para acontecer simultaneamente e, como “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, você poderá usar essa ferramenta para: 

  • Determinar quais serão os investimentos feitos a cada ano:
    Você deverá manter os investimentos de longo prazo desde o princípio para alcançá-los. Mas pode ser mais flexível com objetivos de médio prazo. Tem algum que pode esperar a conclusão dos objetivos de curto prazo para começar?
  • Fazer escolhas:
    Aqui estamos falando em duas situações. A primeira, é o fator tempo, em que será pertinente priorizar investimentos de longo prazo para obter o melhor dos rendimentos e também objetivos de menor valor a curto prazo, para garantir que os atinja. 

Já a segunda, é o fator prioridade: será que a lista é realista ou será necessário repensar algumas dessas metas?

Agora que o plano está preparado, vamos falar um pouco mais sobre as metas de longo prazo?

#3 Por que pensar no futuro AGORA?

A resposta não poderia ser mais simples: metas de longo prazo precisam da ajuda do tempo para que seus investimentos rendam o máximo possível. 

Se você sente que ainda precisa ser convencido, faça uma parada nesse post aqui

As chaves do sucesso para os investimentos de longo prazo

Diversifique sua carteira
Procure por opções variadas de ativos para otimizar e proteger a sua carteira. Não queremos que, lá na frente, seus esforços tenham sido em vão.

Considere a inflação 
Se em um ano a inflação causa impacto suficiente em nosso poder de compra, imagine em 10?
A média da inflação no período de 2012 a 2022 foi de 6,05% -> considere um valor superior para ter ainda mais segurança 😉

Renda variável e longo prazo: casalzão de sucesso
Considere investir em ativos de Renda Variável como ações e Fundos Imobiliários. Eles costumam se favorecer com o tempo, com rendimentos maiores do que as opções na renda fixa. 

Conheça as opções de Previdência Privada disponíveis
A Previdência Privada pode ser uma opção interessante para diversificação e proteção da sua carteira. Não recomendamos que invista apenas nesse ativo e, sim, que adicione à sua carteira se fizer sentido para você.


Falando nela, saiba que a Previdência Privada não é só para aposentadoria!
Existem modalidades de Previdência Privada destinadas à criação de reservas financeiras para os filhos, que poderão ser movimentadas por eles a partir de seus 18 anos.


Planeje a sucessão patrimonial
É um assunto sensível, mas necessário. O planejamento da sucessão pode ser interessante para diminuir burocracias e taxas que serão pagas pelos herdeiros. Nesse post aqui explicamos o passo a passo para planejar essa meta.

 

#4 Investindo no futuro: opções de ativos

Opa, já tá pronto para investir? Então, corre aqui que separamos opções para cada tipo de meta:

Aposentadoria e independência financeira:
Confira as opções nesse post completo.

Investimento para os filhos e sucessão patrimonial:
Corre aqui que tem guia pra você!

Bem, como já deixamos bastante lição de casa para você, vamos parar por aqui hoje. Mas fica de olho que logo chegamos com mais dicas para otimizar sua vida financeira.

Até mais!

Posts Recentes

Categorias