5,6 milhões. Essa é a quantidade de tentativas de fraudes financeiras que aconteceram no Brasil em 2022, de acordo com o Mapa da Fraude, pesquisa produzida pela ClearSale.
Esses golpes podem parecer distantes de nós, mas, na verdade, são mais comuns do que imaginamos e seus estragos – financeiros e psicológicos – são imensos.
Para se proteger não tem segredo: é preciso conhecer as fraudes e seguir as dicas de prevenção – e a gente já preparou uma lista com isso tudo pra você 👇
É fake!
Começando nossa lista, separamos golpes com um certo grau de “atuação” envolvida, mas que não merecem nenhum Oscar. Confira:
#1 – A Central de Atendimento falsa
Imagine receber uma ligação de um “funcionário do banco” informando que sua conta foi clonada ou invadida. Imagine ainda que esse “funcionário” peça que você ligue na Central do Banco, mas adivinha só: ele mesmo continua na linha e simula o atendimento!
Por fim, para “resolver” o seu problema, o “funcionário” precisará que você informe os dados de sua conta, que utilizará de má-fé, gerando perdas financeiras. É claro que este não é nenhum funcionário do banco e sim um golpista.
- O que fazer?
Em primeiro lugar, nunca passe senhas ou dados do seu cartão para NINGUÉM! Nenhum banco solicita essas informações de seus clientes.
Se quiser verificar a história, entre em contato com o banco, de preferência via aplicativo.
#2 – O motoboy falso
Funciona da seguinte forma: um golpista, se passando por funcionário de banco, entra em contato com a vítima e informa que houve uma fraude no cartão.
Para resolver a questão, o golpista pede que a vítima quebre o cartão, mas sem danificar o chip e avisa que irá fazer a retirada em sua casa.
Então, o segundo golpista, que se passa por um motoboy, retira o cartão e, com o chip intacto, consegue utilizá-lo para roubar dinheiro da vítima (sim, apenas com o chip já é possível fazer qualquer transação).
- O que fazer?
Nunca entregue o seu cartão ou o chip dele para ninguém e saiba que bancos não fazem retiradas ou pedem o cartão de volta.
#3 – O link falso
Talvez você já tenha se deparado com o termo “phishing” e é exatamente isso que esse golpe faz.
Phishing é um tipo de engenharia social que engana as vítimas por meio de um link falso que, se clicado, dá acesso a todos os dados da vítima ao fraudador, incluindo possíveis logins, senhas, informações do cartão de crédito, entre outros dados.
Normalmente, para aplicar esse golpe, os fraudadores encaminham mensagens em redes sociais ou por e-mail contendo promoções muito tentadoras. Imagine só, receber uma oferta com um desconto gigantesco de uma marca que você gosta? Mas a questão é que essa mensagem é falsa e feita para que você clique sem nem pensar duas vezes.
- O que fazer?
| Sempre desconfie de descontos grandiosos ou ofertas tentadoras.
| Cheque de que endereço de e-mail essa mensagem veio (empresas grandes não utilizam contas como @gmail, @terra ou @hotmail).
| Confira o endereço do link: ele realmente corresponde à página correta?
| Não clique!
| Em último caso, se quiser conferir se a oferta existe mesmo, não clique no link recebido e acesse as páginas da empresa digitando no buscador ou entre em contato com o SAC.
É uma cilada, Bino!
Seguindo o listão, nesta categoria incluímos golpes em que os fraudadores se aproveitam de emoções da vítima, como o afeto, preocupação e distração.
Dá uma olhada:
#4 – Troca do cartão
A situação é a seguinte: você entrou em uma loja para fazer compras, foi até o caixa e usou o seu cartão para pagar. Passou ele na maquininha do estabelecimento, digitou a senha e o vendedor devolveu o cartão. Após guardá-lo na carteira, você pega suas compras e deixa a loja. Tudo certo? Pode ser que não…
Nesse tipo de fraude o que acontece é que, algumas vezes, golpistas que trabalham como vendedores se aproveitam da distração dos clientes, prestam atenção à senha digitada na maquininha e devolvem OUTRO cartão para a vítima, podendo usar o original para fazer transações financeiras ou roubar dinheiro.
- O que fazer?
| Nunca se afaste de seu cartão e confira se o nome impresso no cartão devolvido é mesmo o seu.
| Tome cuidado quando estiver inserindo sua senha. Se possível, cubra o visor com as mãos para dificultar a visibilidade do vendedor e passantes.
| Preste atenção a todo o processo. Não usar o celular nesse momento pode ajudar a manter seu foco 😉
| Em outras modalidades, o vendedor pode usar a maquininha para cometer fraudes, alegando que a tela está quebrada e que, por isso, o valor não aparece. Em casos como esse, é comum que o golpista tenha digitado um valor muito maior do que o da compra real. Nunca digite sua senha ou aproxime seu cartão de maquininhas danificadas!
#5 – Golpe do WhatsApp
Esse golpe é um dos mais conhecidos, mas ainda faz muitas vítimas.
Funciona assim: o fraudador se passa por algum familiar ou conhecido pelo WhatsApp – inclusive, usando uma foto dessa pessoa em seu perfil.
Ainda se passando por ela, o golpista dispara uma mensagem para os contatos dessa pessoa, avisando que mudou de telefone. Em seguida, manda mensagens alegando que está precisando de uma ajuda com urgência e pede que a vítima faça uma transferência bancária.
- O que fazer?
| Cuidado com as emoções. Antes de fazer qualquer transferência, cheque se a pessoa com quem está falando é realmente seu familiar ou amigo. Alguns sinais são a forma de escrever, o próprio número do telefone, o tom das mensagens…
| Se estiver na dúvida, não converse via mensagens e sim, ligue para checar a veracidade da história (e lembre-se, se é tão urgente, essa pessoa certamente atenderá sua ligação).
Chegamos ao fim da nossa lista, mas aí vem uma notícia triste: existem diversas modalidades de fraudes financeiras e golpistas criam armadilhas com frequência; por isso, vale buscar informações sempre que possível.
Aproveite agora para dar uma olhada nessas dicas gerais, se proteger e já fazer seu checklist – será que está tudo em ordem por aí?
- Use senhas fortes! Procure utilizar caracteres especiais, números, letras maiúsculas e minúsculas e evite termos simples ou identificadores (por exemplo, nomes de pessoas próximas). Para senhas numéricas, evite números sequenciais ou datas de nascimento.
- Não use a mesma senha para mais de uma conta.
- Cheque o endereço dos e-mails que recebe e não clique em links estranhos.
- “Tire a teima”! Entre em contato com o seu banco, com a empresa ou até com o seu conhecido para evitar cair em golpes de roubo de dados e dinheiro.
- Desconfie de propostas de investimento que prometem altos ganhos de forma rápida.
Agora que você está preparado(a) pra se defender dessas fraudes, conta aqui embaixo nos comentários se já passou por algo desse tipo ou se conhece outras modalidades 😉
Até a próxima!


