Prepare o coração e o caderninho: chegou o guia rápido para simplificar a vida de quem quer poupar, investir ou aprender mais sobre economia!
Se você é uma dessas pessoas, conheça os principais indicadores que vão te ajudar a equilibrar a vida financeira e tirar os sonhos do papel.
Taxa de juros: Selic!
A famosa taxa Selic, da qual você já deve ter ouvido falar, é o índice de juros definido pelo Banco Central e utilizado para controlar a inflação no país.
É ela que determina o valor dos juros cobrados pelos bancos para empréstimos e também o potencial de rendimento de alguns tipos de investimento.

Quer investir na Selic?
Saiba que o Tesouro Direto possui ativos atrelados a ela! A maior vantagem desse tipo de investimento é a SEGURANÇA por serem conservadores (oferecem rendimentos menores, mas sem riscos de perda).
Poupança
Ferramenta utilizada para a criação de reservas financeiras, ou seja, como o nome diz, poupar.
Prato do dia: sopa de letrinhas
Chegou até aqui? Então já coloca nos comentários “sobrevivi a poupança” que queremos ver!
E agora, como o objetivo é claro – TE ENSINAR TUDO O QUE VOCÊ PRECISA para tomar as melhores decisões para sua vida financeira -, vamos à sopa de letrinhas.
Chegou o momento de saber o que significam os índices que você sempre quis entender, mas teve vergonha, medo ou preguiça de perguntar!
IPCA
Seu nome, por extenso, significa “Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo”. Já deu uma pista, né?
IPCA é o índice que indica a inflação ou deflação em uma economia 😉
PIB
Produto Interno Bruto! Ele representa as atividades econômicas de um país e está atrelado ao crescimento econômico. Então já sabe, quanto mais alto, melhor!
IBOV
Ou Índice Ibovespa para os menos íntimos, risos.
O Ibov é o indicador de desempenho médio das cotações de maior valor negociado na Bolsa de Valores (B3). É sobre esse índice que estão falando quando ouvimos algo como “a bolsa está caindo ou subindo”.
E a sopa de letrinhas dos investimentos?
Os índices que vimos acima estão, em maioria, vinculados ao desempenho econômico do país. Agora que tal dar uma olhada numa sopa um pouco diferente?
Vamos conhecer algumas das letrinhas que compõem o universo dos investimentos e finanças!
Tesouro Direto
Já pensou em emprestar dinheiro para o governo do seu país? É exatamente isso que acontece quando investimos no Tesouro Direto.
Essa é uma modalidade de investimento de renda fixa, que oferece diferentes aplicações e é uma das opções mais seguras para quem não gosta de correr riscos 😉
Ações
Apesar de já serem mais conhecidas, não podiam faltar na lista. Ações são papéis que representam pedaços (cotas) de empresas listadas na Bolsa de Valores. Quando compramos uma ação significa que compramos parte da empresa em que investimos e, se a empresa crescer, podemos lucrar com os dividendos.
É importante relembrar que as ações são um tipo de investimento de renda variável, portanto, oferecem mais riscos ao investidor.
Aliás, falando sobre Renda Variável, vamos aproveitar para relembrar quais são as diferenças entre ela e a Renda Fixa?

CDI E CDB
Você sabia que os bancos podem realizar empréstimos entre eles? Pois é, o CDI (Certificado de depósito interbancário) é a taxa de juros determinada para esse tipo de operação.
E se o cenário mudasse só um pouquinho e VOCÊ, pessoa física, fizesse um empréstimo para um banco? Parece loucura, mas é possível.
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) dá nome aos investimentos em que você empresta dinheiro para um banco e recebe, como rendimento, os juros da operação.
FIIs
Fundo de Investimento Imobiliário. Os FIIs são uma opção de investimento, na renda variável, em que cada fundo aplica os recursos investidos em empreendimentos imobiliários. Saiba mais aqui.
LCI e LCA
Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agropecuário (LCA) são modalidades de investimento de renda fixa, em que é possível “emprestar” dinheiro para uma empresa que, no primeiro caso, destina os recursos para financiar projetos imobiliários e, no segundo, para financiar projetos agropecuários.
Chegamos ao fim da nossa lista, mas não poderíamos sair sem deixar mais uma colher de chá sopa, para você: esse resumão “boni-tudo” pra você guardar contigo, dá uma olhada!
Até a próxima!


